quinta-feira, 13 de junho de 2013

JORNALISTAS FERIDOS EM PROTESTO.

É PRECISO TER FOCO NO ACONTECIMENTO E SERENIDADE PARA RESOLVE - LO!

 

MAS ....

 


Em São Paulo, policial militar atinge cinegrafista com spray de pimenta durante protesto contra o aumento da tarifa do transporte coletivo, em frente ao Theatro Municipal, no centro da capital. Mais de 40 manifestantes foram detidos pela polícia .



Repórter da TV Folha é atingida no olho por bala de borracha durante protesto em SP


Do UOL, em São Paulo
  • Diego Zanchetta/Estadão Conteúdo
    Imagem reproduzida da página do Estadão mostra a repórter logo após ter sido atingida

  • Imagem reproduzida da página do Estadão mostra a repórter logo após ter sido atingida
A repórter Giuliana Vallone, da TV Folha, foi atingida no olho por uma bala de borracha disparada por policiais militares da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) enquanto cobria o protesto contra o aumento das tarifas em São Paulo, segundo reportagem do Estadão.
Ela disse a repórteres do jornal que estava em um estacionamento na rua Augusta quando uma viatura da Rota se aproximou em baixa velocidade e um PM que estava no banco de trás atirou contra ela.
Repórteres do Estadão afirmaram ter sido vítimas de agressões da Rota. De acordo com a reportagem do jornal, um carro da corporação se aproximou deles e disparou bombas de gás lacrimogêneo tentando acertá-los. Eles afirmaram que neste momento não havia concentração de manifestantes quando foram atingidos.




16/06/2013-20h00

'TV Folha' traz relato de jornalista atingida durante protestos em SP; assista


DE SÃO PAULO.
O "TV Folha" deste domingo exibiu, em seu primeiro bloco, reportagem sobre as manifestações contra o aumento da tarifa de ônibus na cidade de São Paulo.
A jornalista Giuliana Vallone, atingida no olho direito por uma bala de borracha disparada por um policial durante manifestação na quinta-feira passada relatou como foi atingida.
"Eles já tinham mirado em mim outras vezes. Jamais achei que ele fosse atirar", diz. A PM promete apurar os excessos cometidos.
Colunistas da Folha, manifestantes e o vereador de São Paulo e ex-capitão da Rota Conte Lopes também opinou sobre a conduta da polícia. Para ele, a Tropa de Choque não foi feita para dialogar".

Assista ao vídeo em tablets e celulares
O assunto também foi tema de um debate no segundo bloco. Os colunistas da Folha Barbara Gancia e Marcos Augusto Gonçalves afirmaram que as manifestações da semana passada mostraram que o Brasil entrou no mapa das grandes manifestações.


14/06/2013-19h16

Pelo menos 15 jornalistas ficaram feridos durante cobertura de protesto em SP


 

SABINE RIGHETTI
DE SÃO PAULO
Pelo menos 15 jornalistas ficaram feridos durante a cobertura do protesto contra a alta da tarifa de transporte em São Paulo nesta quinta-feira (13). O levantamento é da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo).
Na lista de agressões sofridas pelos jornalistas estão tiros de bala de borracha, golpes de cassetete, bombas de gás lacrimogêneo, spray de pimenta e até atropelamento por viatura da Polícia Militar.
Além disso, dois jornalistas --da revista "Carta Capital" e do portal Terra-- foram detidos durante a cobertura da manifestação.

Assista ao vídeo em tablets e celulares

O caso mais grave é do fotógrafo Sérgio Silva, da Futura Press, atingido no olho por uma bala de borracha.
Ele passou ontem por uma cirurgia para reparação do globo ocular no Hospital de Olhos Paulista. O boletim médico sobre o estado de Silva será divulgado hoje.
Por enquanto, as chances de que Silva recupere sua visão seguem abaixo de 5%.
Ele estava na rua da Consolação, próximo a rua Maria Antônia, quando foi atingido pelo disparo. O fotógrafo foi socorrido por um professor que o acompanhava durante a manifestação.

TIRO NO ROSTO
Dos 15 jornalistas feridos, sete são da Folha. Dois deles foram atingidos por bala de borracha no rosto -- o fotógrafo Fábio Braga (que também foi atingido na virilha) e a repórter Giuliana Vallone, atingida na região do olho.
A jornalista voltou a enxergar na manhã desta sexta-feira. Ela está internada no hospital Sírio Libanês desde ontem e deve receber alta no sábado.
Também ficaram feridos dois repórteres do jornal "O Estado de S.Paulo", uma jornalista da rede "Brasil Atual", e mais dois do jornal "Metro".
Um dos casos chama especial atenção. De acordo com a Abraji, Vagner Magalhães, do portal Terra, foi atacado pela PM quando estava sentado na mureta sob o MASP, na avenida Paulista.


Nenhum comentário: