quinta-feira, 10 de outubro de 2013

RJ - ROUBO DE VIGAS

10/10/2013 - 18h34

Polícia diz que furto de vigas 'foi bem planejado e durou uma semana'


 
 

DIANA BRITO
DO RIO

Ouvir o texto

A Polícia do Rio afirmou na tarde desta quinta-feira que as seis vigas, de 20 toneladas cada, não foram levadas por amadores. As investigações apontam que foi um "trabalho foi bem planejado e durou uma semana". Elas foram levadas de um terreno cedido pelo Estado à prefeitura, no Caju, na zona portuária.

Testemunhas afirmaram aos investigadores que homens se identificaram como funcionários de uma empresa e iniciaram o revezamento para cortar as enormes peças com equipamentos específicos para soldar o material e transportá-lo em caminhões de grande porte. Segundo policiais civis da DRF (Delegacia de Roubos e Furtos), o crime aconteceu há três semanas, em setembro.

Representantes da concessionária Porto Novo alegaram à polícia que a empresa é responsável apenas pela desmontagem das vigas e não pela segurança delas. Uma firma terceirizada pelo governo teria sido contratada para guardar as peças no espaço. O nome dessa empresa de segurança, no entanto, não foi divulgado.

Agora, a polícia investiga se tinha vigilância ou responsável pelo local. Imagens das câmeras da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) da avenida Brasil e de ruas do entorno serão analisadas. Até o final da tarde de hoje, policiais apuravam a participação de funcionários de uma siderúrgica no caso. O nome da companhia não foi revelado.

Por telefone, a concessionária Porto Novo afirmou através de sua assessoria de imprensa que desconhece a existência de uma empresa terceirizada de vigilância no terreno onde as vigas estavam armazenadas. Já a Cdurp (Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro), órgão ligado à prefeitura, não retornou o contato.

Rony Maltz/Folhapress
Vigas de sustentação do viaduto da Perimetral; elas foram roubadas após serem removidas como parte da revitalização do local
Vigas de sustentação do viaduto da Perimetral; elas foram roubadas após serem removidas como parte da revitalização do local

INVESTIGAÇÃO

As peças, de 40 metros de comprimento e 60 centímetros de largura, estavam depositadas desde fevereiro deste ano em um terreno cedido pelo governo do Estado à Prefeitura do Rio, no Caju (região central).

O roubo, até ontem sem qualquer explicação, foi revelado pela "TV Globo". A maior incógnita é como o material enorme e pesado foi retirado do terreno.

Especialistas dizem acreditar que os criminosos tenham cortado as vigas com maçaricos para levar os pedaços em caminhões, já que seria necessário um guindaste para remover uma peça inteira.

A concessionária Porto Novo, que seria a responsável pela guarda do material, não soube dizer quando as peças foram vistas pela última vez. Segundo ela, não havia câmeras no terreno nem nos arredores.

Técnicos do município dizem que só se deram conta do crime anteontem.

REVITALIZAÇÃO

A remoção das vigas faz parte do projeto de revitalização do porto do Rio, que prevê a demolição do viaduto da Perimetral. Construído na década de 70, ele foi erguido com 26 mil toneladas de vigas de um material extremamente resistente, feito para durar séculos.

O aço utilizado é conhecido como corten, um produto tido como nobre na siderurgia, motivo pelo qual especialistas se recusam a denominá-lo na categoria de sucata.

Mesmo expostas à maresia há cerca de 35 anos, as vigas nem sequer apresentavam corrosões, e a Prefeitura do Rio tinha planos de leiloá-las.

Segundo o engenheiro Jaques Sherique, vice-presidente do Crea-RJ (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), o preço estimado do total de 120 toneladas de vigas furtadas chega a R$ 100 mil.

O prefeito do Rio disse que a concessionária Porto Novo (responsável pela obra de derrubada da Perimetral e revitalização do porto) terá que ressarcir os cofres públicos caso as peças não apareçam.

"Isso é um absurdo e ninguém imagina que se roubem vigas de não sei quantas toneladas da noite para o dia. Não faço ideia do que pode ter acontecido, acordei absolutamente surpreso com essa notícia, mas a responsabilidade é mesmo da concessionária, que vai ter que pagar por isso", disse Paes.

Nenhum comentário: