sábado, 8 de dezembro de 2012

ESCOLA INFANTIL : AGRESSÕES A CRIANÇAS

07/12/2012-08h22

Câmera escondida flagra dona de escola agredindo crianças em SP


DO "AGORA"



A dona de uma escola infantil na Chácara Inglesa, bairro da zona sul de São Paulo, foi acusada de maus-tratos contra crianças após funcionárias do local filmarem, com uma câmera escondida, agressões sofridas por alunos.

Dona de escola infantil é indiciada por maus tratos a crianças
Nas imagens divulgadas, a mulher, apontada pela Polícia Civil como Conceição Tomaz Cruz, 52, dona e diretora da escola Trenzinho Feliz, grita e dá um tapa no rosto de uma menina de dois anos que não queria comer.
Ela aparece, de acordo com a polícia, também empurrando um garoto de apenas um ano e oito meses.
"Uma vez um menino vomitou e ela [Conceição] o fez comer tudo", afirma uma professora que fez a filmagem e denunciou o caso à polícia. Ela pediu para não ter o seu nome publicado.
Segundo a delegada Lisandrea Colabuono, da 2ª Delegacia de Defesa da Mulher, a professora e uma auxiliar falaram sobre as agressões com o pai de um aluno da escola, que disponibilizou uma microcâmera acoplada a um chaveiro para que as duas pudessem registrar imagens das agressões.
A Polícia Civil afirma que, ao todo, foram feitos quatro vídeos nos dias 6 e 7 de novembro --cada uma das gravações tem cerca de 40 minutos de duração.
Nas imagens entregues aos policiais, a mulher identificada como dona da escola infantil profere frases como "Eu não sou sua mãe, que aguenta desaforo" e "Você vai gritar? O azar é seu".
Reproducao/TV RECORD
Vídeo feito por funcionária que mostra dona de escola agredindo criança, em São Paulo
Vídeo feito por funcionária que mostra dona de escola agredindo criança, em São Paulo
 
'HORROR A CHORO'
"Ela [a dona da escola] tinha horror ao choro das crianças e as forçava a comer", afirma a professora. De acordo com ela, as agressões ocorriam, na maioria das vezes, na hora do almoço.
"Ela fazia questão de servir a comida. Quando a criança não queria comer ou chorava, ela gritava, xingava", diz a funcionária.
Conceição foi indiciada por maus-tratos e poderá ser condenada a até um ano de detenção. Ela responderá ao processo em liberdade, pois não houve flagrante.
A polícia já ouviu pais de ao menos 15 alunos da escola infantil. Segundo eles, o estabelecimento funciona há cerca de 30 anos e atende crianças com idades de três meses a cinco anos.
O valor da mensalidade paga pelos pais das crianças para mantê-las na escola varia de R$ 500 a R$ 1.300.
OUTRO LADO
O advogado Reudens Leda Barros Ferraz disse que não iria se pronunciar para "preservar sua cliente", Conceição Tomaz Cruz.
Ela, de acordo com a Polícia Civil, é quem aparece nas imagens gravadas por uma professora agredindo crianças na escola Trenzinho Feliz, na Chácara Inglesa. Conceição é dona do estabelecimento.
A reportagem procurou o advogado Antônio Sidnei Ramos de Brito, que também defende Conceição, mas não obteve nenhuma resposta até a conclusão desta edição.
'NERVOS'
Em entrevista ao telejornal "SPTV", da TV Globo, Brito disse que sua cliente pensava em deixar a direção da escola infantil.
"Ela [Conceição] já vinha atravessando há algum tempo problemas de nervos, de estado emocional. Talvez se automedicando e, talvez, tenha momentaneamente perdido o controle."
De acordo com a Polícia Civil, a dona da escola Trenzinho Feliz só confessou as agressões às crianças depois de assistir às imagens, registradas por uma de suas funcionárias por meio de uma câmera escondida. (ANA FLÁVIA OLIVEIRA)

Nenhum comentário: