domingo, 9 de dezembro de 2012

10 DE DEZEMBRO -DIA MUNDIAL DOS DIREITOS HUMANOS

Mensagens e declarações

Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon

Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, para o Dia dos Direitos Humanos – 10 de dezembro de 2012. (ONU//Mark Garten)
Apesar de alguns progressos no campo dos direitos humanos, “muitos grupos e pessoas enfrentam muitos obstáculos”, afirma o Secretário-Geral da ONU.
“As mulheres têm o direito de votar em quase toda parte, mas permanecem extremamente subrepresentadas nos parlamentos e processos de paz, em cargos do governo e salas de reuniões corporativas e em outros lugares de decisão.”
“Povos indígenas frequentemente são vítimas de discriminação que lhes nega a oportunidade de fazer pleno uso dos seus direitos garantidos ou que não leva em conta suas circunstâncias. Minorias étnicas e religiosas – bem como pessoas com deficiência ou com uma orientação sexual ou opinião política diferente – são muitas vezes impedidas de tomar parte em instituições-chave e processos. Instituições e o discurso público precisam representar as sociedades em toda a sua diversidade.”
“De modo mais geral, em várias partes do mundo, temos visto ameaças alarmantes para os ganhos duramente conquistados na governança democrática.”
Leia a mensagem na íntegra para o Dia em http://bit.ly/YUPwTD

Nenhum comentário: