segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

HELICÓPTEROS

 Atualizado em segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014 - 21h06

PA: helicóptero acidentado foi remontado

Aeronave, segundo Jornal da Band, pertencia a homem preso por participar de transporte de cocaína do deputado Gustavo Perrella

 
 
Um helicóptero envolvido em um acidente no último sábado, no Pará, foi remontado a partir da carcaça de outra aeronave que caiu em 2007 e matou três passageiros. As informações foram obtidas com exclusividade pelo Jornal da Band. A aeronave foi vendida à escola de pilotagem de um dos presos por transportar meia tonelada de cocaína em um helicóptero da família do deputado Gustavo Perrella no ano passado. 

A aeronáutica começou a investigar o acidente em que morreram duas pessoas. O impacto do helicóptero no solo foi tão forte que as peças ficaram espalhadas por boa parte da mata. Imagens exclusivas mostram o trabalho do Corpo de Bombeiros em uma vila do município de Tracuateua.

A aeronave é a mesma que se envolveu em outro grave acidente em 2007 em Carapicuíba, na Grande São Paulo, que causou a morte de três pessoas. O relatório final do centro de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos feito no mês passado concluiu que os danos ao helicóptero foram graves. Os técnicos ainda definiram que toda a parte inferior da fuselagem foi cortada e até os controles do piloto acabaram danificados.

A aeronave com o mesmo prefixo foi remontada e passou a fazer sobrevoos. Imagens de 2012 publicadas na internet mostram que o helicóptero do modelo Robinson 44 era um dos aparelhos da escola de pilotagem Jr Helicópteros, que pertence a Alexandre José de Oliveira Júnior. Ele é um dos presos flagrados com 445 quilos de cocaína na aeronave da família do deputado Gustavo Perrella, em novembro do ano passado, no Espírito Santo.     

A Aeronáutica vai agora apurar como foi feita a reconstrução do helicóptero e quem foi o responsável por isso. Tudo para saber se a reutilização e o estado da aeronave têm relação com o acidente de sábado.

Em nota, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) confirmou que o helicóptero é o mesmo que se envolveu em um acidente na Grande São Paulo em 2007. 

“A legislação não permite que uma aeronave com ‘perda total’ seja ‘reaproveitada’”, diz a nota. 

Nenhum comentário: