quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

COMUNICAÇÃO : OS MELHORES VEÍCULOS

Globo, GNT, Veja, Estadão, CBN e Google são eleitos os veículos mais admirados do ano
    Detalhes
O Meio e Mensagem divulgou na tarde desta segunda-feira, 2, o resultado da edição 2013 da pesquisa “Veículos Mais Admirados”, encomendada pelo site e realizada pelo Grupo Troiano de Branding. O estudo, com base no método conhecido por Índice de Prestígio de Marca (IPM), classificou os melhores em ‘Internet’, ‘Jornal’, ‘Rádio’, ‘Revista’, ‘TV Aberta’ e ‘TV por Assinatura’.
Neste ano, uma peculiaridade: o primeiro colocado de cada uma das categorias ocupou a mesma posição na pesquisa cujos resultados foram revelados em dezembro de 2012. Assim, Google, Estadão, CBN, Veja, Globo e GNT se mantiveram no topo. Veja, Globo e CBN, por exemplo, estão na mesma posição desde o lançamento do estudo, em 2000. O Estadão segue à frente de seus concorrentes pelo 11° ano consecutivo.
Internet = domínio das redes sociais
Com Google na liderança, o Top 3 da pesquisa na categoria internet manteve-se estável em comparação ao resultado de 2012: Facebook em segundo e YouTube em terceiro. Mostrando – ainda mais – a força das redes sociais, o Twitter, que nem sequer ficou na lista dos 10 mais na última edição, figura na quarta posição em 2013. No restante, o ranking atual foi completo por sites noticiosos.
maisadmiradosinternet
Jornal = perda de força dos diários gratuitos
Assim como na categoria ‘Internet’, as primeiras posições dos ‘Veículos Mais Admirados’ em jornal durante 2013 repetiram os resultados do ano passado. Estadão (1°), Folha de S. Paulo (2°), Valor Econômico (3°) e O Globo (4°). De um ano para o outro, a grande diferença foi a perda de força dos impressos gratuitos; o Metro saiu de 5° e foi para 10°, e O Destak, nono em 2012, saiu da lista.
mais-admirados-2012-jornal
Rádio = SGR, Bandeirantes e Estado em doses duplas
Em 2013, o destaque da pesquisa foi o fato de três grupos de comunicação emplacarem duas emissoras cada no ranking. Pelo Sistema Globo de Rádio (SGR) aparecem CBN (1ª) e Rádio Globo Brasil (5ª, apesar de a programação em rede nacional ter sido praticamente extinta da marca ao decorrer dos últimos meses). O Grupo Bandeirantes emplacou Bandnews FM (2ª) e Bandeirantes (4ª). O Grupo Estado, por sua vez, apareceu com Eldorado Brasil 3000 (7ª) e Rádio Estadão (8ª).
mais-admirados-2012-radio
Revista = 4x Editora Abril
No quesito revista, a Editora Abril foi responsável por 40% dos títulos que estão no top 10 do estudo. Em 2013, Veja apareceu no mesmo lugar em que esteve em todas as outras 13 edições dos “Veículos Mais Admirados”: em primeira. Também editada pela Abril, a Exame ocupou a segunda posição, mantendo-se estável em comparação aos resultados do ano passado. Você S/A (7ª) e Superinteressante são as outras publicações da editora da família Civita no ranking.
mais-admirados-2012-revista
TV Aberta = Entra Rede TV. Sai MTV
Os números relativos à categoria ‘TV Aberta’ vêm com uma diferença dos demais: apenas nove emissoras foram ranqueadas, ao contrário das 10 marcas que aparecem nas outras. Fora isso, pouca mudança nos nomes da lista. Saiu a MTV, 5ª em 2012, e entrou a Rede TV. A TV Gazeta de São Paulo (10ª no ano passado) também ficou de fora. Atrás da Globo outra alteração, com a Record ficando em segundo.
mais-admirados-2012-tvaberta
TV por Assinatura = Globosat vence Globosat
GNT, Globonews, Sportv e Multishow. Emissoras mantidas pela Globosat e que aparecem, respectivamente, de 1ª a 4ª colocada na categoria dos ‘Veículos Mais Admirados’. Nessa parte, os resultados de 2013, quando comparados aos de 2012, apresentam apenas a troca de posições do Sportv (4° no ano passado) com o Multishow (3° na pesquisa anterior). De quinto ao décimo, aparecem canais não pertencentes à Globosat.
mais-admirados-2012-tvassinatura
(Imagens: Divulgação/Meio e Mensagem)

Nenhum comentário: