sábado, 6 de abril de 2013

IEMANJÁ - PARAIBA



06/04/2013-03h00

"Decapitação" de estátua de Iemanjá causa revolta na Paraíba


REYNALDO TUROLLO JR.
DE SÃO PAULO
 
Atualizado às 10h46.
Para autoridades paraibanas, não passou de vandalismo. Para militantes dos direitos humanos e do movimento negro, foi um ato de intolerância religiosa.
O fato é que a estátua de Iemanjá que fica na praça de mesmo nome na praia turística do Cabo Branco, em João Pessoa, amanheceu "decapitada" no início da semana.
A cabeça foi colocada no chão, ao lado da imagem de concreto, que tem cerca de 2,5 metros e quase 20 anos. A base foi escavada.
"Foi intolerância. Estamos tristes e indignados. Por que decapitar e deixar a cabeça certinha no chão?", diz mãe Renilda, presidente da federação de cultos afro-brasileiros da Paraíba.
Nalva Figueiredo/"Correio da Paraíba"
Imagem de Iemanjá teve a cabeça decepada por vândalos
Imagem de Iemanjá teve a cabeça decepada por vândalos
O episódio levou o Conselho Estadual dos Direitos Humanos --que é presidido por um padre-- a publicar nota de repúdio contra o "desrespeito à diversidade religiosa".
"As pessoas agredidas, principalmente, são as adeptas das religiões de matrizes africanas e ameríndias, candomblecistas, umbandistas e juremeiros", afirma a nota.
A seccional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) na Paraíba prepara uma nota de repúdio, que até a tarde de ontem havia sido subscrita por outras sete entidades --entre elas, a Convenção Nacional de Pastores e Teólogos, que representa evangélicos.
Para amanhã, militantes e simpatizantes marcaram um ato em frente à estátua, às 9h, por respeito às religiões e mais segurança no local.
"Foi uma coisa brutal, sem precedentes, que choca", diz Fernando Milanez Neto, chefe da Coordenadoria do Patrimônio Cultural da prefeitura, sobre a "decapitação".
"Mas não quero acreditar que tenha sido por intolerância religiosa, porque assim vai ser difícil conviver em sociedade. Não temos nada que prove isso ainda", afirma.
Segundo Milanez Neto, a cabeça foi recolocada ontem. A praça e o entorno serão revitalizados em breve, disse.
A delegacia na praia vizinha de Tambaú informou que o caso não foi registrado e que não abriu investigação pois ninguém prestou queixa. Em 2011, as mãos da mesma Iemanjá haviam sido arrancadas.

Nenhum comentário: