domingo, 8 de junho de 2014

PAI NORUEGUÊS E MÃE BRASILEIRA



Pai norueguês promete desistir de expatriar os dois filhos brasileiros

Batalha judicial se arrasta por oito anos. Polícia Federal foi à casa da mãe cumprir mandado de busca e apreensão, mas filhos se recusaram a deixar o país

POR 





A mãe Júlia Coutinho chora após o ex-marido anunciar que desistiu de expatriar os dois filhos
Foto: Gabriel de Paiva
A mãe Júlia Coutinho chora após o ex-marido anunciar que desistiu de expatriar os dois filhos - Gabriel de Paiva





RIO — Após uma batalha judicial que se arrasta por oito anos, a mãe brasileira e o ex-marido norueguês chegaram a um acordo extraoficial sobre a guarda dos dois filhos. Em mais um capítulo da disputa, policiais federais e um oficial de justiça foram à casa de Julia Cavalcanti, em Pilares, para cumprir um mandado de busca e apreensão e expatriar os filhos dela, M., de 14 anos, e B., de 12. O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que fosse cumprido um pedido de liminar em favor do pai dos garotos, Tommy Bless. Embora a decisão autorizasse que Bless levasse os filhos para a Noruega, os irmãos se recusaram a sair com os policiais, que não poderiam levá-los à força. Com isso, o norueguês abriu mão do direitos de cumprir a ordem judicial e propôs um acordo para selar a paz: as crianças poderiam morar no Rio com a mãe, desde que fiquem com o pai no país nórdico durante as férias.
Neste domingo, Bless fará uma visita aos filhos, acompanhado dos advogados, para que possa acertar as tratativas com Julia. Ele disse que desistiu de levar as crianças para viverem com ele.
— Eu decidi que quero parar de brigar e fazer um acordo com a Julia. Essa situação é muito ruim para nós dois e para as crianças. Eu não quero levar os meus filhos à força, se eles não querem morar lá. Quero que possam morar aqui no Rio e possam ir para a Noruega passar férias. A Julia pode ir também e ficar na minha casa, sem problemas. Amo muito os meus filhos. Estou ouvindo o pedido deles. Eu vi os meus filhos cinco vezes nos últimos oito anos — disse Bless, diante da família da ex-mulher, de amigos dos garotos e da imprensa, que acompanhava o desfecho da história.
— Nós vencemos — disse a mãe, chorando muito.
O norueguês chegou ao apartamento de Julia por volta de 19h. Ele conversou com os filhos a sós e ouviu a recusa de ambos. O caçula contou que se sentiu aliviado:
— Hoje foi o dia mais feliz da minha vida. Finalmente o meu pai entendeu que não queremos ir. Estávamos com medo que ele nos levasse. A nossa vida é aqui.
O filho mais velho não quis dar declarações. Revoltado, o garoto virava o rosto quando o pai o chamava.
Júlia conta que conheceu Tommy em 1999. O casal foi viver na cidade de Porsgrunn e teve os dois filhos na Noruega. Em 2002, eles se separaram, e Júlia decidiu voltar para o Brasil. Para não ficar longe dos filhos, Tommy também abandonou seu país e veio viver no Rio. Júlia diz que o ajudou a encontrar emprego e que a guarda dos dois meninos era compartilhada informalmente.
Em dezembro de 2004, no entanto, o acordo desmoronou. Tommy avisou que passaria um fim de semana em Búzios com os meninos e acabou indo para a Noruega. Segundo Júlia, ele fugiu ilegalmente:
— No dia em que eles viajaram, liguei diversas vezes, mas o telefone estava desligado. No dia seguinte, ele me retornou para dizer que estava na Noruega.
Inconformada, Júlia viajou até a Noruega na tentativa de encontrar os meninos e trazê-los de volta ao Brasil. Ela conseguiu embarcar sem autorização do ex-marido, que a acusa de sequestro, mesmo crime que ela alega que o ex-marido cometeu.
— Quando eu cheguei lá, ele não me deixou ver os meninos direito, ficou me evitando — conta a brasileira.
O ex-casal passou a disputar na Justiça a guarda dos filhos.
O caso lembra o do menino Sean Goldman, também alvo de uma disputa na Justiça entre a família de sua mãe, Bruna Bianchi, que morreu em 2008, e o pai, o americano David Goldman. Sean vive atualmente com David nos Estados Unidos, e os parentes brasileiros lutam pelo direito de visitá-lo.


Read more: http://oglobo.globo.com/rio/pai-noruegues-promete-desistir-de-expatriar-os-dois-filhos-brasileiros-12763545#ixzz346LPTi9A

Nenhum comentário: