quarta-feira, 5 de março de 2014

BITCOIN

Não caia na armadilha do Bitcoin

     
04/03/2014 - A primeira grande empresa de bitcoin, a Mt. Gox, entrou nesta sexta-feira (28) com pedido de concordata (ou proteção contra falência), depois de perder o depósito de 750 mil clientes depois de um ataque de hackers. A casa de câmbio baseada em Tóquio – que havia denunciado no começo do mês a fragilidade de seu software (o que aumentaria a vulnerabilidade a ataques de hackers), acabou, de fato, sendo atacada e suspendeu suas atividades. O prejuízo da empresa e de seus clientes alcança o equivalente a US$ 450 milhões ou R$ 1,057 bilhão.
Mark Karpeles, executivo principal da Mt. Gox, pediu desculpas à moda japonesa, numa entrevista à imprensa, dizendo:
"Realmente, havia uma fragilidade no sistema. Eu sinto muito por todos os problemas que causamos."
Se você não conhece o que é bitcoin, leia abaixo algumas informações colhidas da Wikipedia:
Bitcoin é uma criptomoeda em que a criação e transferência é baseada em protocolos de código aberto de criptografia, independente de qualquer autoridade central. Um bitcoin pode ser transferido por um computador ou smarphone sem depender da intermediação de uma instituição financeira. O conceito foi introduzido em 2008 num paper publicado por um programador com o pseudônimo de Satoshi Nakamoto, que o chamou de sistema eletrônico de pagamento peer to peer (ponta a ponta ou pessoa a pessoa).
O nome também se refere ao programa de código aberto que Nakamoto projetou para o uso da moeda e a respectiva rede peer-to-peer, que é formada. Diferente da maioria das moedas, a bitcoin não depende da confiança em nenhum emissor centralizado, como um servidor de um grande banco por exemplo.
Na prática, o câmbio do bitcoin pode variar até 150% em um único dia. Como ocorre com algumas "correntes da felicidade" – os primeiros "investidores" ganham muito com o bitcoin. Os últimos pagam a conta.

Nenhum comentário: