quarta-feira, 22 de abril de 2009

FARPAS NO TRIBUNAL.


BRIGA SUPREMA

Em nota, ministros reafirmam apoio a Gilmar Mendes; sessão de amanhã é cancelada
Da Redação - 22/04/2009


O STF (Supremo Tribunal Federal) divulgou na noite desta quarta-feira (22/4) uma nota assinada por oito ministros que reafirmaram “confiança e respeito” ao presidente da Corte, ministro Gilmar Mendes. A medida acontece depois que o ministro bateu boca no plenário com Joaquim Barbosa.

A sessão plenária desta quinta-feira (23/4) foi cancelada.

Ao lamentar o episódio ocorrido hoje, os ministros Celso de Mello, Marco Aurélio, Cezar Peluso, Carlos Ayres Britto, Eros Grau, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Menezes Direito, que estiveram reunidos com Mendes por mais de três horas após a suspensão da sessão, disseram na nota:

“Os ministros do Supremo Tribunal Federal que subscrevem esta nota, reunidos após a Sessão Plenária de 22 de abril de 2009, reafirmam a confiança e o respeito ao Senhor Ministro Gilmar Mendes na sua atuação institucional como Presidente do Supremo, lamentando o episódio ocorrido nesta data.”

Nesta quarta, Mendes e Barbosa protagonizaram mais uma acalorada discussão, que teve início na análise de um recurso do governo do Paraná sobre a constitucionalidade de uma lei que criou o Sistema de Seguridade Funcional do Estado do Paraná.

Joaquim Barbosa pediu detalhes sobre o caso e Mendes, relator da ação, afirmou que o ministro, além de não ter comparecido à sessão que debateu o assunto, estaria votando “por classe”, defendendo interesses de particulares. O presidente da Suprema Corte ressaltou que Barbosa não poderia “dar lição de moral a ninguém”.

Barbosa reagiu, dizendo que Mendes —que na hora deu algumas risadas— está destruindo a Justiça do país. “Saia à rua ministro, faça o que eu faço”. O presidente então disse que está na rua, no que foi repreendido duramente por Barbosa.

“Vossa Excelência não está na rua não. Vossa Excelência está na mídia, destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro”. O ministro ainda pediu respeito a Mendes, dizendo que ele não estava falando com seus “capangas do Mato Grosso”.

A sessão de quarta foi suspensa após intervenção do ministro Marco Aurélio. Ele ponderou que a discussão não condizia com as normas do Supremo.


VIDEO :

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u554762.shtml

Nenhum comentário: