segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

GARIS X BORIS CASOY



Comentário sobre garis rende quarto processo contra Band e Boris Casoy

Por Eduardo Neco/Redação Portal IMPRENSA

O gari Demilson Emidio dos Santos, da cidade da Campina Grande, Paraíba, move ação contra a TV Bandeirantes e o jornalista Boris Casoy por comentário pejorativo do âncora durante o "Jornal da Band", no último dia 31 de dezembro. No processo de indenização por danos morais, Santos argumenta que o fato causou "danos profundos" a ele a sua família. Essa é o quarto processo movido em razão do comentário.

Divulgação

Boris Casoy
Na ocasião, após assistir as felicitações de dois garis sobre o ano novo, Casoy - sem saber que o microfone estava aberto - comentou: "...Que merda...dois lixeiros desejando felicidade... do alto de suas vassouras...dois lixeiros... o mais baixo da escala do trabalho".

Após a repercussão, o jornalista foi a público pedir desculpas pelo episódio. No entanto, não foi o bastante para a Federação Nacional dos Trabalhadores em Serviços, Asseio e Conservação, Limpeza Urbana, Ambiental e Áreas Verdes (Fenascon) e para a representação regional da categoria para o estado de São Paulo, a Siemaco, que moveram, ao todo, três ações contra o jornalista, sendo uma delas criminal. A emissora é citada em duas das ações.

O site Espaco Vital informa que, na petição inicial, o gari declarou que "enfrenta, dia a dia, as intempéries do tempo propiciando à sociedade ambientes limpos das sujeiras urbanas onde o Sr. Boris Casoy, como o seu comportamento desumano, é mais lixo do que o próprio lixo".

A respeito de sua família, o gari sublinhou que o fato causou "danos profundos", uma vez que "seus familiares perceberam o quanto o renomado jornalista Boris Casoy, formado de opinião pública com abrangência continental pensa a respeito de tão nobre e indispensável profissão."

A ação foi ajuizada no último dia 28 de janeiro na 8ª Vara Cível da Comarca de Campina Grande.

A assessoria da Band disse à reportagem do Portal IMPRENSA que, por enquanto, não irá comentar o caso.
Portal Imprensa » Últimas Notícias



2 ) Publicado em: 07/01/2010 12:28

Entidade entra com ação contra Band e Boris Casoy por comentário sobre garis
Por Thiago Rosa e Eduardo Neco/Redação Portal IMPRENSA

*Atualizado às 16h46

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Serviços, Asseio e Conservação, Limpeza Urbana, Ambiental e Áreas Verdes (Fenascon) entrou com uma ação civil pública contra a Band e o jornalista Boris Casoy, por comentário recente envolvendo garis. O pedido judicial foi impetrado na última quarta-feira (6), no fórum João Mendes, localizado na região central da capital paulista.

A ação surge em resposta ao comentário do âncora da emissora, realizado na última quinta-feira (31), às vésperas de réveillon. Durante a exibição do "Jornal da Band", foi veiculada uma mensagem de felicitações de ano novo, protagonizada por dois garis. Em seqüência, o áudio do microfone vazou e tornou público um comentário de Casoy.

"Que m****...dois lixeiros desejando felicidades...do alto de suas vassouras...dois lixeiros...o mais baixo da escala de trabalho", disse o apresentador. Um dia depois, após intensa repercussão, Casoy pediu desculpas pela declaração.

Segundo o advogado Francisco Larocca, que representa a entidade, entre esta quinta-feira (7) e a próxima sexta-feira (8) devem ser impetradas duas outras ações coordenadas pelo sindicato estadual dos profissionais de limpeza (Siemaco), contra a emissora e o jornalista. Larocca informa que uma das ações será de ordem criminal, tomando como base possível prática de preconceito do apresentador contra os dois garis do vídeo.

"É lamentável que isso ocorra contra uma categoria que faz um trabalho essencial para a sociedade, que faz a limpeza, ajudando a evitar enchentes e é muito bem quista pela sociedade", declarou o advogado, repudiando a declaração do jornalista. "Foi de uma irresponsabilidade muito grande. Tem que haver reparação".

De acordo com Larocca, os valores de indenização pedidos na ação não foram passados à Justiça. Em contrapartida, a Fenascon, por meio do advogado, entregou dados sobre o número de trabalhadores da categoria em atividade no país, que respondem por cerca de 360 mil pessoas no país. Com base nas informações, o ressarcimento, caso seja decidido judicialmente, será revertido para o fundo de assistência dos trabalhadores de limpeza.

Segundo o site R7, a assessoria da Band informou que só se manifestará no momento em que for notificada judicialmente.

Entidade protocola carta de repúdio na sede da Band

Na última segunda-feira (4), o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo (Siemaco), protocolou, na sede da Band, uma carta de repúdio às declarações do jornalista Boris Casoy a respeito de garis que apareceram no telejornal da casa.

Nenhum comentário: